segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Disney Interactive lança High School Musical 3: Senior Dance

Pegando carona na popularidade do filme "High School Musical 3: Ano de Formatura", e com o objetivo de colocar seus fãs para dançar, a Disney Interactive lança o jogo "HSM 3: Senior Year DANCE!". Trazendo 29 canções, hits dos três filmes da franquia, e dezenas de coreografias para manter ocupados os seguidores das aventuras protagonizadas pelos estudantes da East High Wildcats, o título emprega mecânica similar aos demais jogos de habilidade rítmica como "Dance Dance Revolution" e "Pump It Up". E mesmo podendo ser considerado simples, devido à ausência de um sistema sofisticado que acompanhe a evolução de um personagem, o jogo não deixa de ser uma boa opção.
Sem ter a pretensão de trazer inovações ao gênero, e com a proposta de testar o ritmo e coordenação motora dos jogadores, para acertar os passos e não fazer feio nas pistas é preciso acompanhar dois elementos: o círculo de dança, que envolve os dançarinos e está dividido por regiões específicas; e os guias de movimentos, que surgem a partir do centro da tela e podem assumir o formato de pontos ou linhas de tamanho variável. Para acertar o passo, assim que um dos guias alcançar determinada região do círculo, seu respectivo comando deverá ser ativado. A maneira com que isso é realizado depende da plataforma.
No Xbox 360 e no PlayStation 2, devido ao suporte aos tapetes de dança que desempenham o papel do controle, a experiência de dançar no ritmo da música fica mais autêntica. Tendo que pisar em determinada área do dispositivo de acordo com a região do círculo atingido pelo guia, algumas coreografias, especialmente as do nível básico, podem ser seguidas sem dificuldades. O mesmo não pode ser dito sobre o nível "Veterano", em que é preciso ter pés velozes para acompanhar ritmos mais complicados. E embora exista uma edição especial do jogo que acompanha um tapete temático, quem já tiver um dispositivo similar compatível com seu sistema poderá usá-lo sem problemas. Ou utilizar somente os controles convencionais.
A versão para Nintendo Wii mantém o jogador em movimento. Empregando o Wiimote e o Nunchuk para definir os movimentos, é preciso posicionar e balançar os controles em pleno ar para que as áreas correspondentes na tela sejam alcançadas. E mesmo não dançando com os pés, superar o desafio é difícil. Com um número maior de regiões no círculo, é preciso habilidade para não errar os comandos múltiplos disparados em níveis mais avançados.
Quanto ao visual, todas as plataformas compartilham os mesmos cenários, recriados para corresponder às dependências do colégio e arredores. As animações dos personagens não comprometem, assim como os efeitos visuais. Para completar, há uma movimentação ágil da câmera, que dá a impressão de estar participando de um videoclipe, o medidor que avalia a performance em tempo real e o relatório final que exibe as estatísticas após a conclusão de uma dança.
Fonte:
O Globo
(acesso em: 29.12.2008)

0 comentários: