quinta-feira, 21 de maio de 2009

Morre ator que dublava Mickey Mouse havia 32 anos!

A voz esganiçada de Mickey Mouse nunca mais será a mesma. Morreu na segunda-feira, em Los Angeles, Wayne Allwine, o ator americano por trás da voz do mais célebre personagem da Disney durante três décadas. Aos 62 anos e vítima de complicações de diabetes, ele deixou sua mulher, Russi Taylor - que faz a voz da Minnie desde 1986.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, o CEO da empresa, Robert Iger, lamentou a morte do dublador: "Wayne dedicou toda a sua vida profissional para a Disney. Durante os últimos 32 anos, ele deu tanta alegria, felicidade e conforto a tantos pelo mundo ao dar voz ao nosso personagem mais amado e icônico, Mickey Mouse".

Allwine foi, na verdade, a terceira voz de Mickey. Antes dele, o ratinho foi dublado pelo próprio Walt Disney, entre 1928 e 1947; e pelo grande especialista em efeitos sonoros do estúdio, Jimmy MacDonald. Após uma audição aberta em 1977, o importante cargo passou para Allwine, que já trabalhava no estúdio desde 1966.

O primeiro trabalho de Allwine como dublador de Mickey foi para a TV, embora ele também tenha emprestado sua voz para filmes como O Conto de Natal do Mickey (1983) e Uma Cilada para Roger Rabbit (1988). "Mickey é a verdadeira estrela", disse Allwine certa vez. "Você sabe que tem de amar o rapazinho enquanto você o tiver, porque ele não será seu para sempre".
Fonte:
(acesso em: 21.05.2009)

0 comentários: