quinta-feira, 12 de junho de 2008

Disney oferece filmes para streaming gratuito

A Disney está oferecendo aos visitantes de seu site a exibição gratuita de filmes e animações. Os vídeos entram no ar pouco tempo depois que são exibidos no canal americano ABC, também de sua propriedade. A distribuição é feita por streaming (transmissão online) e não há previsão de oferecer os filmes para download.
O filme é colocado online de forma completa e imediatamente após ser exibido no canal. O canal ABC já é conhecido por disponibilizar em seu site alguns de seus programas para streaming gratuito.
Os filmes não integrarão um catálogo online fixo, ficando no ar apenas alguns dias. O primeiro da lista é Procurando Nemo, que ficará até o dia 13 junho. Até o fim de agosto serão exibidos outros sucessos da empresa, entre eles Monstros S.A. e Peter Pan.
Para bancar os custos de banda, a Disney obriga o espectador a assistir a um comercial antes do filme e, em vez de oferecer o filme em tela cheia, restringe-o a uma janela menor adornada com anúncios em suas laterais.
Ao tentar acessar o site, descobrimos que a transmissão de filmes era fechada apenas para conexões dos Estados Unidos, algo que também acontece com o restante de conteúdo da rede ABC. Há notícias de que é possível contornar esse bloqueio usando proxies (servidores intermediários) públicos disponíveis nos EUA. Essa informação foi confirmada pela equipe da Conexão Disney.
Todavia, isso mostra que os estúdios começam ver uma necessidade de mudança em sua estratégia, movida principalmente pela ampla disponibilidade de conteúdo online, e buscar alternativas.

Adaptado de:

Geek

0 comentários: