sexta-feira, 18 de abril de 2008

Tempo de Melodia



Tempo de Melodia (Melody Time - 1948 - Walt Disney Classics) é apresentado em um tradicional estojo Amaray de cor branca acompanhado de um encarte listando os capítulos do filme. Algo importante que vale salientar sobre este DVD é que o filme foi vítima do politicamente correto. A Disney, provavelmente com medo que um filme produzido quase 60 anos atrás tivesse má influência sobre as crianças, apagou digitalmente o cigarro de Pecos Bill em todos os quadros do segmento (estranhamente, Zé Carioca ainda fuma seu charuto). Além disso, uma pequena cena em que Pecos monta em um tornado e usa um raio para acender seu cigarro foi cortada. É inaceitável que um filme produzido há quase 60 anos, onde culturas e sensibilidades eram totalmente diferentes, seja censurado. Outra coisa inaceitável é que o DVD lançado no Brasil seja censurado quando um master não censurado do filme existe e que já foi lançado em países da Europa e na Austrália (que também são região 4).

Versão Original:

Versão Censurada:
Veja o vídeo sem censura:

Tempo de Melodia é apresentado em seu formato original standard com razão de aspecto de aproximadamente 1.33:1. Durante a maior parte do filme a qualidade da imagem se mantém excelente. As cores são vivas e adequadamente saturadas e falhas de película como marcas, pigmentos brancos e grão são quase inexistentes. Ainda que a resolução da imagem não seja tão nítida quanto à de outros filmes Disney restaurados recentemente, é ótima para um filme dos anos 40. A partir do segmento “Blame it on the Samba” a imagem começa a aparentar maiores falhas, como marcas de película, manchas e até marcas de troca de rolo. Ainda que inconstante, a imagem de Tempo de Melodia oscila entre aceitável e fantástica.
As opções de áudio no DVD são de inglês, portugûes e espanhol em Dolby Digital 5.1. As legendas estão disponíveis no mesmo idioma.Originalmente gravado em mono (que utiliza apenas de uma pista de áudio), a mixagem em 5.1 de TEMPO DE MELODIA pouco altera a trilha original do filme. Quase toda a ação é centrada no canal central, com os canais direito e esquerdo apenas sendo usados para leve suporte à música. Não há muito uso do canal de baixas freqüências, e a trilha acaba soando um pouco “anêmica”. Felizmente não há problemas com ruídos e outros sons indesejáveis, a não ser por uma pequena falha perto do final do filme.
Sendo um título menor, não era de se esperar por uma edição cheia de extras, mas não deixa de ser decepcionante os extras que encontramos aqui, que equivalem a zero. Nada, nothing, niente, nem mesmo um trailer de cinema. As edições internacionais incluem três divertidos curtas metragens (“Cassey Bats Again”, “Donald’s Applecore” e “Lambert: The Sheepish Lion”), mas que não aparecem aqui.
Tempo de Melodia é um filme bem realizado que merece receber a atenção dos fãs Disney. O DVD, infelizmente, é menos satisfatório. Apesar de boa qualidade de som e imagem, a falta de extras e o fato do filme estar editado é decepcionante. Para os que desejam comprar o filme, vale aproveitar as ofertas que atualmente estão vendendo o DVD por um valor baixo. Para os que quiserem investir um pouco mais em uma edição não editada, a versão da Austrália é uma boa dica (apenas certifique-se que seu aparelho reproduza DVDs do sistema PAL).
Fonte:
Matheus Mocelin Carvalho

0 comentários: